Boas Práticas NPE inspiram na busca por excelência

A partir de agora, apresentaremos exemplos de sucesso que podem ser facilmente adotados por aqueles que desejam aprimorar a segurança e a eficiência. Nesta edição, destacamos três casos da OS 208, onde a NPE executa serviços de caldeiraria durante paradas em uma renomada petroquímica em Camaçari (BA).

Sistema individual de proteção

Para evitar a queda de ferramentas em elevações durante as atividades, o pessoal da OS 208 está usando um 3º talabarte para prender ferramentas ao cinturão do colaborador. Desde que a solução foi implementada, em julho de 2023, não houve novos episódios de queda de instrumentos de trabalho.

Mais eficiência no monitoramento de atividades

Em uma segunda análise, a NPE identificou imprecisões no registro das atividades, incluindo as realizadas em espaços confinados. Para solucionar esse problema, propôs uma ideia inovadora: a utilização de capacetes equipados com câmeras, permitindo o acompanhamento em tempo real das atividades, com o intuito de garantir um alto nível de segurança e eficiência na supervisão dos serviços executados. “A NPE está constantemente investindo em tecnologia para otimizar a execução das atividades. Esse projeto, inclusive, utiliza um satélite para acesso à internet”, afirma Luiz Eduardo Nery, Coordenador de Controle de Qualidade da NPE. 

Mais segurança no uso da parafusadeira

Outra Boa Prática surgiu com o objetivo de evitar incidentes envolvendo manuseio de parafusadeiras pneumáticas. A equipe de engenharia, em cooperação com o SMS, desenvolveu um sistema de bloqueio automático que impede a entrada de ar na parafusadeira, impossibilitando o seu acionamento sem a mão do profissional apoiada na alça de sustentação da máquina. “A preocupação com a segurança é um diferencial que nos coloca em posição de destaque frente a nossos concorrentes”, conclui Nery.

Post anterior
Nova turma de jovens aprendizes inicia jornada de qualificação na NPE
Próximo post
“Direção Segura” aborda cuidados necessários no trânsito